-
Arquitetos: IUA Ignacio Urquiza Arquitectos, apda Ana Paula de Alba
- Área: 163 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alejandro Ramírez
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cozinha evoluiu ao longo dos anos para se tornar um espaço social e dinâmico, um lugar onde todos se sintam confortáveis, tanto os que cozinham quanto os que desfrutam da comida. Ao longo do tempo, valorizamos sua funcionalidade, mas agora também apreciamos seu design, pois queremos aproveitar ao máximo esse centro nevrálgico ao qual recorremos para nos alimentar, compartilhar e acompanhar quem está cozinhando.
A Casa Paladar é um espaço culinário onde destacadas figuras da cena gastronômica global como Daniela Soto-Innes, Elena Reygadas, Virgilio Martínez e Julien Royer, entre outros, compartilham seu talento e criatividade. Ela fica localizada no coração da Cidade do México, no térreo de um edifício construído na década de 1960, no bairro Condesa.
O projeto é baseado na reabilitação de um espaço que, após múltiplas intervenções, perdeu seu caráter e funcionalidade. Trazê-lo de volta ao seu estado original era praticamente impossível e exigia um esforço maior do que o necessário. Então pensamos em um espaço leve e flexível que pudesse mudar de escala facilmente e desvincular o usuário da edificação existente e do contexto externo, para poder se conectar com o objetivo principal do projeto: convivência e experiência culinária.
O foco da reforma foi realizar uma intervenção com um gesto único que abraçasse completamente o espaço. O resultado é tão flexível que permite a realização de eventos de diferentes escalas e temas, seja um jantar íntimo para 15 pessoas, um evento para 45 pessoas, um coquetel, uma festa ou uma conferência de imprensa. Independentemente do formato do evento, o espaço se adapta para criar um ambiente aberto ou fechado, de acordo com as condições climáticas e as necessidades do cliente.
Para alcançar essa versatilidade e leveza necessárias, cortinas foram usadas como elemento envolvente e central do projeto. Graças a esse componente, as possibilidades de transformação de diferentes espaços dentro do local são multiplicadas.
Quanto aos materiais, optou-se por uma abordagem simples e sóbria. Foi selecionado um tecido leve e sutilmente transparente como material principal, complementado pela vegetação exuberante do pátio interno, pelos pisos e bancos de mármore verde Tikal. Um contraste frio e limpo foi pensado para a cozinha, onde tanto os móveis quanto os equipamentos e paredes são revestidos de aço inoxidável. Os móveis foram projetados e fabricados em carvalho natural sob medida, especificamente para este projeto. O uso desse material confere não apenas uma beleza atemporal ao espaço, mas também uma sensação de calor e durabilidade que se integra em harmonia com o projeto.
Na fachada, reconfiguramos o acesso e substituímos a porta por um portão de aço inoxidável. Esse simples gesto permitiu arrematar o discurso do início ao fim: cria a sensação de que você entra e sai de uma cozinha. A Casa Paladar representa a visão arquitetônica e de interiores que transforma a cozinha em um espaço versátil, acolhedor e elegante, onde funcionalidade e estética se unem para oferecer uma experiência gastronômica única.